Índice
Quer descobrir como clínicas médicas e odontológicas podem reduzir impostos?
Descubra agora tudo sobre esse assunto
Reduzir impostos é fundamental para a boa gestão financeira de qualquer negócio, e isso não poderia ser diferente no caso de clínicas médicas e odontológicas.
O objetivo do artigo de hoje é mostrar como você pode reduzir impostos do seu negócio. É muito importante que nós visitemos alguns conceitos que vai permitir uma ótima estruturação do negócio, se vocês estiverem em dúvida acerca da melhor maneira de constituição societária e fiscal da clínica. Vamos nessa?
Como reduzir impostos?
-
CNPJ da sua empresa
A primeira questão é sobre os benefícios da abertura de um negócio para a atividade médica ou odontológica.
Não é incomum que muitos profissionais trabalhem como pessoa física, fazendo emissão de RPAs, o que implica em uma carga de impostos maior. Porém, vamos colocar luz acerca das vantagens de você constituir CNPJ. São essas:
- Diminuição de 30% dos tributos em relação ao profissional que não abre um CNPJ;
- Acesso facilitado a capital de giro e linhas de crédito;
- Facilidade na prestação de serviços para hospitais e empresas;
- Possibilidade na participação de licitações governamentais;
- Uma empresa constituída, através de planejamento tributário, consegue diminuir ainda mais a carga de tributos por meio de ações judiciais.
-
Escolha o tipo de sociedade
Há dois tipos de sociedade. Sociedade Simples e Empresária.
Sociedades Simples são sociedades não empresariais. Também denominadas como sociedades de pessoas, sendo o caso por exemplo de médicos e dentistas, e são exclusivas daquelas pessoas que fazem atividades de ordem intelectual, artística, científica ou literária.
Um benefício da Sociedade Simples é que o capital social poderá compreender toda espécie de bens, desde que eles possam ser analisados.
No caso da Sociedade Empresária, ela tem como objetivo o exercício profissional das atividades econômicas que são direcionadas para produzir e circular produtos ou serviços, tendo como finalidade seu lucro.
Seguindo esse pensamento, o profissional do nicho da saúde escolhe pela Pessoa Jurídica e o estilo de Sociedade.
Mas não é o que determinará de fato o quanto você pagará de impostos. Falta ainda o Regime Tributário.
-
Defina o regime tributário
O primeiro modelo é a Microempresa (ME). Se enquadra como microempresa aquela que possui receita total anual superior a trezentos e sessenta mil reais. O segundo possível é a Empresa de Pequeno Porte (EPP). Empresas com teto de faturamento anual de R$ 4,8 milhões conseguem ser enquadradas como EPP.
Por último temos a Empresa de médio e grande porte, que não possui teto de faturamento ou possui receita anual acima de R$ 4,8 milhões.
Possuímos três Regimes Tributários: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Empresas pequenas e de médio porte conseguem escolher quando um desses regimes tributários.
No caso das empresas de pequeno e médio porte, elas não podem optar pelo Simples Nacional.
Já as empresas de médio a grande porte não podem escolher o Simples Nacional.
Para reduzir seus impostos ainda mais, conte com a ContBe Contabilidade!
Temos um time de excelência te esperando. Clique no link abaixo e fale com a gente
Quero falar com a ContBe Contabilidade!